O tema da indisciplina tem recebido diferentes interpretações e abordagens não somente em reuniões de professores mas na própria literatura especializada. Sabe-se que a pesquisa e a escrita sobre esse fenômeno não é o mesmo que vivenciá-lo no cotidiano de sala de aula, no entanto, é válido e fecundo que os professores se voltem às pesquisas feitas sobre o assunto, uma vez que lhes permite reconstruir e transformar suas práticas pedagógicas bem como questionar e desconstruir discursos que limitam e colocam o tema sob um único enfoque. Desse modo, há que se aproximar as práticas pedagógicas das teorias e pesquisas que tomam a indisciplina como objeto de estudos e vice-versa.
Indicações de leitura:
1. No link a seguir busca-se introduzir o conceito de indisciplina e as suas implicações na escola.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml
2. O artigo analisa o conceito de indisciplina articulando-o à relação de autoridade entre professor e aluno.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2847_1721.pdf
3. Artigo apresenta hipóteses para explicar a indisciplina na sala de aula apresentando uma nova reflexão sobre o fenômeno na escola .
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-25551998000200011&script=sci_arttext
4. Celso Antunes apresenta um novo olhar sobre o fenômeno da indisciplina contextualizando-a em relação a convivência e a construção de valores.
http://www.celsoantunes.com.br/pt/textos_exibir.php?tipo=TEXTOS&id=18
5. Estudo para verificar os conceitos formados em professores e alunos sobre o fenômeno da indisciplina orientado teoricamente pela sanção por reciprocidade de Piaget.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602009000300015&script=sci_arttext
6. Artigo que apresenta alternativas para o enfrentamento da indisciplina na escola.
http://www.partes.com.br/educacao/alternativas.asp
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