A avaliação institucional se
apresenta no cenário educacional como um mecanismo instrumental que tem como
objetivo primordial checar os resultados do processo ensino-aprendizagem,
através da comparação, análise quantitativa e qualitativa do ensino.
A função avaliativa é questionada por vários teóricos, pois a sua abordagem se difere em determinado momento histórico-social e dos pressupostos educacionais envolvidos nesse processo.
O tema da avaliação vem sendo estudado em várias pesquisas educacionais, tornando-o pertinente pelo fato de que a avaliação é um dos instrumentos primordiais utilizados pelas escolas para investigar os resultados obtidos pelos alunos no cumprimento do programa curricular.
Esta página tem como objetivo oferecer aos educadores um espaço de discussão, referente aos métodos de avaliação!
A função avaliativa é questionada por vários teóricos, pois a sua abordagem se difere em determinado momento histórico-social e dos pressupostos educacionais envolvidos nesse processo.
O tema da avaliação vem sendo estudado em várias pesquisas educacionais, tornando-o pertinente pelo fato de que a avaliação é um dos instrumentos primordiais utilizados pelas escolas para investigar os resultados obtidos pelos alunos no cumprimento do programa curricular.
Esta página tem como objetivo oferecer aos educadores um espaço de discussão, referente aos métodos de avaliação!
> Indicação de leitura:
1. A avaliação como ferramenta motivadora do processo ensino-aprendizagem em matemática. Disponível em: http://www.c3.furg.br/arquivos/download/edicao05_paper03.pdf
2. A eficácia da avaliação qualitativa no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.pucrs.br/mj/artigo-a-eficacia-da-avaliacao-qualitativa-no-processo-ensino-aprendizagem.php
3.Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem: conceitos e concepções. Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/arquivos/File/Equipe%20Pedagogica/producao_dorimar.pdf
3.Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem: conceitos e concepções. Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/arquivos/File/Equipe%20Pedagogica/producao_dorimar.pdf
4.A Importância Da Avaliação No Processo De Ensino Aprendizagem A questão da avaliação. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/23226/a-importancia-da-avaliacao-no-processo-de-ensino-aprendizagem-a-questao-da-aval
5. A avaliação do ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/29762/a-avaliacao-do-ensino-aprendizagem
6. A AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA. Disponível em: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_04.pdf
7. ABORDAGEM TRIANGULAR: AÇÕES MEDIADORAS PARA O ENSINO DA ARTE INTEGRADO À ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINA. Disponível em: http://www.epepe.com.br/Trabalhos/03/P-03/P3-61.pdf
8. ENSINAR E AVALIAR SÃO DE DOMÍNIO PÚBLICO: resta saber se ensinar avaliando e avaliar ensinando também o são. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/revis/revis18/art06_18.pdf
9. PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E GRADUAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2005 NOS PERIÓDICOS NACIONAIS COM CONCEITO “A” PELA CAPES E NOS ANAIS DO CONGRESSO USP E EnANPAD: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Disponível em: http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/anais/1CCF/20090728152508.pdf
11. Introdução aos Conceitos de Educação, Ensino, Aprendizagem a Didática. Disponível em: http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/ensino-e-aprendizagem/introdu%C3%A7%C3%A3o-aos-conceitos-de-educa%C3%A7%C3%A3o-ensino-aprendizagem-did%C3%A1tica#.UYMCmkrEEwo
12. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/inov.htm
13. SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONCEITO, PAPEL HISTÓRICO E OBSTÁCULOS PARA SUA CONSTRUÇÃO NO BRASIL. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/5trabalhos_encomendados/trabalho%20encomendado%20-%20gt05%20-%20dermeval%20saviani.pdf
Indicação de Vídeos:
Avaliação Para Luckesi:
A avaliação educacional, em geral, e a avaliação de aprendizagem escolar, em particular, são meios e não fins, em si mesmas, estando assim delimitadas pela teoria e pela prática que as circunstancializam. Desse modo, entendemos que a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica. (LUCKESI, 1995, p. 28).
A avaliação educacional, em geral, e a avaliação de aprendizagem escolar, em particular, são meios e não fins, em si mesmas, estando assim delimitadas pela teoria e pela prática que as circunstancializam. Desse modo, entendemos que a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica. (LUCKESI, 1995, p. 28).
Na prática cotidiana da sala de aula, a avaliação é um grande desafio para os educadores.
https://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgtc
Em palestra no Sindicato, o professor e pesquisador discute o tema "Práticas de ensino em um contexto de mudanças".
https://www.youtube.com/watch?v=AcZEWkA8--E
> Apresentação sobre AVALIAÇÃO:
Avaliar para ensinar melhor
Da análise diária dos alunos surgem maneiras de fazer com que todos aprendam

Meu nome é Danilo, sou professor de Geografia. No semestre passado participei de algumas oficinas do grupo de vocês.
ResponderExcluirQuero parabenizá-los pela iniciativa do blog. Gostei muito dos bate papos nas oficinas, e, vejo que vocês deram continuidade à proposta de ampliar o debate sobre educação e, principalmente, sobre a Avaliação.
De fato é muito difícil utilizar na íntegra todos os conceitos vistos aqui, mas sem dúvida torna mais compreensível nossas leituras, planejamentos e replanejamentos.
Obrigado pelas dicas.
Olá, Danilo.
ExcluirA gratificação é nossa ao percebermos o blog servindo como ferramenta à reflexão, construção e divulgação do conhecimento.
Prof. Rogério
Olá Educadores EVC, adorei a iniciativa.
ResponderExcluirVcs tem vídeos para postar... ou podem indicar locais que posso encontrar. Pois quero promover um debate em minha escola e gostaria de um material de apoio. De texto já peguei alguns postados aqui.
Obrigado,
Prof. Anderson
Olá, prof. Anderson. Fico contente pela sua participação. Afinal, ao compartilharmos nossas experiências de modo reflexivo nos tornamos seres mais humanizados.
ExcluirQuanto aos vídeos, clicando-se nas imagens dos mesmos que foram apresentadas acima, é possível acessá-los diretamente na página de origem. Sugiro também que acesse a videoteca do portal tvescola.mec.gov.br. Outra possibilidade é acessar o you tube onde há excelentes entrevistas sobre avaliação da aprendizagem, sugiro especificamente as de Celso Vasconcellos e o vídeo de Cipriano Luckesi da série encontros. Para encontrá-los basta colocar essa referência que está sendo dada como expressão de busca. O vídeo do Luckesi, embora seja um pouco longo é relevante pelo aprofundamento concedido a alguns aspectos das práticas avaliativas. Os vídeos de Vasconcellos são mais curtos tendo entre dez a quinze minutos.
Bom vídeo e bom debate.
Prof. Rogério
A ideia de se construir um blog para discussões sobre a prática pedagógica é uma iniciativa que realmente merece aplausos. Especialmente quando se trata especificamente da avaliação, que precisa sim ser repensada porquanto toda a história escolar, incluindo a formação no Ensino Superior, ainda se baseia em paradigmas ultrapassados, os quais, por sua vez, são reproduzidos no momento em que nos vemos frente a frente com o desafio de sermos educadores. Interessante, por exemplo, é o constante uso, ainda em vigor, do termo "prova". Aliás, a História da Educação Brasileira, sempre se referenciou pelo modelo "repressivo" e "policial": Delegacia de Ensino, Inspetor de Alunos, Prova... são termos usuais no cotidiano policial e que, vez ou outra, fizeram ou fazem parte da História da organização institucional da Educação. Mas voltando ao termo "prova", a ideia é a de que o aluno precisa "provar" que sabe... e, provar por meio de um "documento escrito". Jussara Hoffmann argumenta sobre a necessidade da relação dialógica para que ocorra o processo de construção do conhecimento. A "prova", dentro do paradigma tradicional, não permite tal diálogo entre o aluno e o professor. Interessante é observarmos que nas sociedades da Antiguidade Clássica, sobretudo na Grécia, era pelo diálogo com os alunos que os filósofos (professores) mediavam o conhecimento e a observação da qualidade da argumentação dos próprios alunos servia de instrumento de avaliação do aprendizado.
ResponderExcluirCavalheiro, obrigado pelas reflexões postadas. Pois, elas ajudam a promover um debate sobre o modelo predominante da educação vigente. Pode se afirmar apoiando em Luckesi que o modelo de exame que impera nas escolas se originou no século XVI com a emergência da sociedade burguesa e a sistematização da pedagogia católica e protestante e desse modo se formou um conjunto de normas expressas num documento chamado ratio studiorum, termo do latim que significa o ordenamento dos estudos e continha capítulos sobre como se deveria aplicar os exames escritos e orais. No contexto dessa tendência pedagógica tradicional, tais modalidades de exame influíram em nossas escolas até hoje com características punitivas e de ameaças. Muitos de nós já ouvimos alguma vez a seguinte frase em sala de aula quando éramos alunos: “estudem, pois meu exame será pra valer!” Tal forma de ameaça guarda estreita relação com a proposta pedagógica de Comenius, especificamente em sua obra chamada Didática Magna. Então, pode-se afirmar que os exames de modo geral são fortes instrumentos para se impor controle disciplinar baseado na punição e no medo.
ExcluirProf. Rogério