Educação: Olhares e Reflexões

Um tema tão falado entre nós educadores, que buscamos incessantemente definições, compreensões, às vezes até "fórmulas" de melhor aplicação,ou mesmo usado e explorado pelas retóricas de políticos que sempre falam dela, A Educação, com tanta propriedade e promessas...
O objetivo dessa página é abrir um canal de comunicação, leitura, discussão e reflexão sobre "EDUCAÇÃO". O que vem a ser isso que tantos falam? Mas o que compreendem por Educação? Educadores e Políticos falam sobre a mesma coisa, com a mesma propriedade? ...
Nesse sentido, convidamos a tod@s para ricas leituras, apreciação de filmes/documentários/entrevistas, reflexões e debates...

1. Entrevista Demerval Saviani: educação é a força motriz da economia. Disponível em: http://www.contee.org.br/noticias/educacao/nedu752.asp

2. A Educação Básica no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12929.pdf 

3. PAULO FREIRE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO COMO FORMA DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO. Disponível em: http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art09.pdf 

4. Entrevista Paulo Freire: (A.H.F) Paulo Freire - Educar para Transformar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WJryIAcbRRE&noredirect=1

5. PAULO FREIRE E VYGOTSKY: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/PAULO%20FREIRE%20E%20VYGOTSKY-%20REFLEX%C3%95ES%20SOBRE%20A%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf

6. Ensino médio reprovado: Taxa de retenção no ensino médio é a maior desde 1999 e revela desafios da etapa que sofre com definição de currículo, problemas de infraestrutura e acúmulo de defasagens anteriores. Disponível em: http://revistaescolapublica.uol.com.br/textos/28/ensino-medio-reprovado-267452-1.asp


INDICAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS





1 – A Sociedade dos poetas mortos, de Peter Weier (1989)
O longa-metragem norte-americano conta a história de um professor de poesia que dribla os valores tradicionais e conservadores da escola onde trabalha e motiva seus alunos a contestarem e serem livres pensadores.







2 – Corrida para lugar nenhum, de Vicky Abeles (2010)
Documentário mostra como a pressão da escola e da família para que os jovens sejam bem-sucedidos traz traumas psicológicos irreversíveis. O filme faz uma crítica à cultura da competitividade e da alta performance vigente na educação dos Estados Unidos








3 – Pro dia nascer feliz, de João Jardim (2006)
Trata-se de um diário de observação da vida de adolescentes no Brasil em escolas públicas e particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O documentário flagra as angústias e inquietações dos alunos e como eles se relacionam no ambiente fundamental para sua formação









4 – Escritores da Liberdade, de Richard La Gravenese (2007)
Em um contexto social problemático e violento, uma jovem professora que trabalha em um bairro periférico nos Estados Unidos ensina seus alunos valores de tolerância e disciplina, promovendo uma reforma educacional na comunidade









5 – A onda, de Dennis Gansel (2008)
O filme alemão conta a história de um professor do Ensino Médio que, ao assumir um curso sobre autocracia, decide proporcionar uma experiência prática que explique os mecanismo de fascismo e poder.  No decorrer do enredo, o longa-metragem aborda o contexto de uma juventude desmotivada e descrente em um futuro diferenciado








6 – Ser e Ter,de Nicholas Philibert (2002)
O documentário mostra a rotina de uma escola no interior da França em que crianças de várias idades dividem a mesma sala de aula, modelo educativo comum na região. Além de ressaltar a influência do educador na formação dos alunos, “Ser e Ter” abre a mente para as diversas possibilidades de educação








7 –The Wall, de Alan Parker (1982)
Com o roteiro escrito por Roger Water, ex-Pink Floyd, “The Wall” faz uma crítica ao ensino voltado somente para a acumulação de conteúdo, sem relacioná-lo com a rotina dos alunos, e também à opressão muitas vezes exercida por professores autoritários


 

8 – Waiting for Superman, de Davis Guggenheim (2010)
A crise da educação pública nos Estados Unidos é o tema central do documentário, que apresenta ainda a busca incessante dos educadores por uma saída dentro de um sistema problemático





  
9 – Entre os muros da escola, de Laurent Cantet (2009)
O filme francês expõe o choque cultural e social dentro de uma sala de aula, entre professor e alunos que vivem em constante conflito.  Como sustentar um projeto pedagógico quando os estudantes não demonstram disposição e interesse é o foco da questão






 10 – A educação proibida, de German Doin (2012)
O longa-metragem argentino, produzido de forma independente e disponível gratuitamente na Internet, mostra 45 experiências de ensino não convencionais. A ideia é incentivar que se repense as metodologias, valorize a diversidade educativa, a liberdade pedagógica e curricular






11 – O Sorriso de Mona Lisa
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.




12 – SócratesO filme, originalmente produzido para a televisão, mostra o final da vida do filósofo grego Sócrates (470 – 333 a.C.), incluindo seu julgamento e sua condenação à morte. É composto quase que totalmente por diálogos, baseados em Diálogos de Platão como Eutífron, Hípias, Apologia, Críton e Fédon, além de uma breve encenação da comédia As Nuvens, de Aristófanes, que ridiculariza Sócrates. É sempre bom lembrar que Sócrates nada escreveu, pois acreditava que a filosofia devia ser praticada oralmente.






13. Ao Mestre Com Carinho
Este filme abriu vasto caminho para o cinema examinar as relações entre professores e alunos. Mostra um professor iniciante (Poitier), negro, que tem a missão de transformar alunos rebeldes em futuros cidadãos.








14. Mentes Perigosas
Oficial da marinha abandona carreira militar para realizar o antigo sonho de tornar-se uma professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeldes que tem pela frente na primeira escola onde leciona será capaz de colocar à prova todo seu treinamento e experiência adquiridos.

15. A culpa é do Fidel
Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.



REVISTAS SOBRE EDUCAÇÃO

Revista Brasileira de Educação. http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm
Sociedade Brasileira de História da Educação. http://sbhe.org.br/modules/mylinks/singlelink.php?cid=13&lid=23
Centro de Estudos Educação & Sociedade (UNICAMP). http://www.cedes.unicamp.br/rev_apresentacao.htm
Revista Olh@res (UNIFESP). http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares
Revista "Educação: Teoria e Prática" (UNESP). http://www.rc.unesp.br/ib/educacao/revista.php 
Revista Eletrônica de Educação (UFSCAR). http://www.reveduc.ufscar.br/
Revista Educação e Pesquisa (USP). http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/
Revista de Educação (PUC-Campinas). http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao
Revista Educação & Realidade (UFRGS). http://www.ufrgs.br/edu_realidade/expediente.html
Revista de Educação Pública (UFMT). http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica
Revista Educação em Foco (UFJF). http://www.ufjf.br/revistaedufoco/
Cadernos de Educação (UFPEL). http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/



4 comentários:

  1. Olá, sou professora de Literatura em um cursinho comunitário e professora da rede estadual. Fiquei feliz que o trabalho iniciado no final do ano passado (2012), com os debates sobre Avaliação, tenham continuado, pois, esse é um dos fatores importantes sobre a educação.
    Gostaria de contribuir com a reflexão posta acima.
    Aprendemos que a educação é um direito fundamental e essencial a todo ser humano (como afirmado na própria constituição brasileira). A LDB para a Educação Nacional, também afirma que é "direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos: “toda pessoa tem direito à educação”.
    Bom, esse assunto, de uma educação para as massas, originado no século passado ainda está em voga. Estarmos em pleno século XXI, nos deparando com inúmeras inovações tecnológicas e modernizações, tanto na economia e na cultural. Porém, convivemos com os descasos (principalmente dos poderes públicos) que impedem o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade da mesma. As greves que estamos presenciando é o grito último daqueles que ainda acreditam na EDUCAÇÃO!

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    1. Olá, professora
      Sua reflexão nos incita a pensar sobre as relações entre avaliação e políticas públicas. Os desenvolvedores de políticas públicas na área educacional parecem não ter desenvolvido ainda, avaliações do sistema escolar e da realidade das escolas para fazer uma intervenção que mude as condições de ensino e resolva os principais problemas educacionais vigentes. Reportando-nos a Luckesi, podemos dizer que a avaliação é uma prática da vida, pois em diversos momentos da vida estamos emitindo um juízo de valor de caráter diagnóstico. No entanto, a avaliação só faz sentido se suscitar e for realizada uma intervenção a partir de dados da realidade visando o alcance da qualidade. Se generalizarmos a aplicação desse conceito de Luckesi, e o direcionarmos para a avaliação da realidade educacional brasileira, chegaremos a concluir que as intervenções educacionais via políticas públicas ainda não foram feitas de maneira satisfatória.
      Profº Rogério

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  2. Boa noite,
    hoje tive um rápido bate papo com o companheiro Rodrigo, que desde o ano passado apresentou a proposta do projeto de vocês. Quero dar meus parabéns a todos e todas do projeto.
    Acessei alguns textos disponíveis que acredito que vão me ajudar muito. Pois não dá para olharmos para avaliação sem compreendermos a complexa discussão sobre a EDUCAÇÃO...
    Parabéns,
    João

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    1. Olá, João
      O tema da avaliação é complexo e polêmico por envolver um conjunto de áreas tais como relações professor-aluno, concepções de educação e ensino, valores éticos e morais, tendência pedagógica de cada professor, políticas públicas, contexto cultural e social vigente e tantas outras. Grato pela sua participação.
      Profº Rogério

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